segunda-feira, 10 de agosto de 2009

The Killers a 350 reais: fã brasileiro paga mais caro em show


Com preços que chegam aos 350 reais, começam a ser vendidos nesta segunda-feira os ingressos para os shows que a banda The Killers fará no Brasil em novembro. Em São Paulo, a entrada mais barata custará 200 reais. Mas quem estava na cidade americana de Chicago no fim de semana conseguiu prestigiar o grupo - junto de dezenas de outros - sem sentir tanta dor no bolso. O quarteto se apresentou no domingo durante o festival Lollapalooza. O custo para assistir a mais de 50 atrações? Menos de 80 dólares (145 reais) - e isso no país mais rico do planeta. Essa disparidade tem se tornado comum - já virou rotina o fã brasileiro pagar o ingresso mais caro do mundo em grandes turnês internacionais.
Não é preciso ir tão longe para constatar que fãs brasileiros do The Killers pagam mais caro que os outros. Mesmo entre os países vizinhos, a variação de preços é significativa. Os que estiverem na capital chilena no dia 29 de novembro, por exemplo, poderão se beneficiar dessa diferença. Em Santiago, será possível ver a banda por 180.000 pesos chilenos (cerca de 60 reais). Dois dias antes, Buenos Aires cobrará entradas mínimas de 165 pesos argentinos (cerca de 80 reais). Em sua atual turnê americana, o Killers cobra uma média de 80 reais nos ingressos. Em São Paulo, o ingresso mais barato fica 120 reais acima da média.
Oasis em Tóquio - Essa não é a primeira vez que os valores cobrados para espetáculos no Brasil assustam os fãs. Nos últimos anos, muitos dos shows internacionais realizados no país tiveram entradas bem mais caras do que o valor cobrado em cidades americanas ou europeias. Ingressos para o show de Madonna no país em dezembro do ano passado, durante a turnê Sticky & Sweet, chegaram a custar até 600 reais para a pista VIP. A exorbitância é ainda mais evidente quando se leva em conta que a média dos preços cobrados para o show da cantora nos Estados Unidos foi de 153,88 dólares (cerca de 280 reais) no último ano, de acordo com o site Pollstar (http://www.pollstar.com/), especializado em eventos musicais.
Outro exemplo foi a vinda de Bob Dylan ao Brasil. Enquanto os ingressos custaram de 250 a 900 reais para ver o cantor em São Paulo no mês de março, a média dos preços cobrados nas bilheterias americanas foi de 57,68 dólares (105 reais) nos últimos 12 meses, de acordo com o Pollstar. Já em maio, uma entrada para assistir ao show da banda britânica Oasis no Rio de Janeiro, São Paulo ou Curitiba (mínima de 180 reais) se equiparou aos preços observados em Tóquio, uma das cidades mais caras do mundo - e onde custa muito mais para transportar, alimentar e hospedar uma banda e toda a estrutura que cerca um grande show..
Serviço - Para aqueles que só podem ver os Killers no Brasil, a banda tocará no dia 21 de novembro, um sábado, na Chácara do Jockey, em São Paulo. Os ingressos, desde 200 reais (pista) a 350 reais (pista premium), podem ser adquiridos pelo site http://www.livepass.com/ ou pelo telefone 4003-1527 (custo de ligação local). No Rio, o grupo se apresentará no dia 24 (terça), no HSBC Arena. As entradas vão de 100 reais (nível 3) a 350 reais (pista premium) e estão disponíveis também no site ou telefone. Procurada pela reportagem, a produtora do evento não se pronunciou sobre o preço dos ingressos. Será a segunda vez que a banda tocará no Brasil - a primeira vez foi em outubro de 2007, durante o Tim Festival.
Fonte: Revista Veja.
Texto de Isadora Pamplona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário